Baú Histórico: CNEC/EMBA

     ESCOLA MUNICIPAL DE BARRO ALTO Praça dos Estudantes,  209 –
Centro - Barro Alto – Bahia CEP: 44895-000
Resolução C.E.E. 007/94    Parecer C.E.E.  007/94 D.O. de 11/05/94

              INEP: 29349656 Entidade Mantenedora: Prefeitura Municipal de Barro Alto CNPJ: 13234349/0001-30

DIREÇÃO: Emanuella Farias de Andrade Nunes
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Euclésia Bispo de Oliveira Cruz
DISCIPLINA: Língua Portuguesa e Educação Artística
PROFESSORES: Wilson Pires, Normalice Rodrigues, Leila Patrícia Seixas, Laudeci Moreira e Vera Lúcia de Oliveira.
PÚBLICO ALVO: Alunos de 5ª a 8ª série e EJA IV e V
PERÍODO: De setembro a novembro de 2010.

PROPOSTA PEDAGÓGICA: “Baú Histórico: CNEC/EMBA

JUSTIFICATIVA:

A aplicação deste projeto justifica-se pela necessidade de compreender o histórico da atual escola buscando de forma dinâmica identificar o processo de formação da mesma através de levantamento de dados desde a sua fundação até o corrente ano. Para tanto, os pressupostos metodológicos serão desenvolvidos de forma articulada entre professores e alunos com apoio constante da coordenação pedagógica resgatando a contribuição de todos os atores responsáveis pelo seu funcionamento ate o presente.
O objetivo é enfatizar o esforço daqueles que ajudaram a construir o sonho de ter a disposição uma instituição de ensino colegial (Seguindo Segmento do Ensino Fundamental) e o curso de magistério. Os alunos terão também como missão, identificar e compreender o processo de municipalização desde os tramites legais até os responsáveis pelo beneficio, além de promover uma reflexão sobre a importância da bandeira da escola, sendo que esses alunos serão os protagonistas da confecção da mesma, haja vista que até o momento não dispõe deste bem.


OBJETIVO GERAL:
 Ao final desse trabalho os alunos, deverão compreender o contexto histórico da Escola identificando as mudanças ocorridas desde a sua formação até os dias atuais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

§  Reconhecer a educação como contribuidora na construção dos valores morais e éticos.
§  Reconhecer os colaboradores da construção da Escola (pais, alunos, funcionários e demais pessoas da comunidade) como sujeitos fundamentais na Educação do município.
§  Identificar através de pesquisa os profissionais da gestão e docência desde a sua formação até o ano corrente.
§  Compreender a estrutura e o sistema de ensino da antiga CENEC por meio de entrevista com a primeira diretora da instituição.
§  Reconhecer a confecção da bandeira da escola como ato de cidadania.
§  Perceber a importância do trabalho coletivo.
§  Compreender a importância do papel de cada um para o bom funcionamento da instituição.
§  Compreender de forma mais ampla e detalhada o processo de formação da instituição através de seminário e exposição do Blog da escola.

CONTEÚDOS:
- Os conteúdos detalhados no cronograma de atividades logo abaixo terão ênfase na produção textual (entrevistas, construção de biografias e memoriais, histórico da Escola leitura, relatórios e interpretação de documentos como atas, livros de ponto, diários dos professores, freqüências de aulas, livros de prestação de contas, entre outros. Em Arte, será analisada origem, criação e significados de bandeiras valorizando as artes plásticas de criação da BANDEIRA DA NOSSA ESCOLA.
METODOLOGIA:
            A proposta de trabalho " Baú Histórico: CNEC/EMBA” será desenvolvida de forma dinâmica e atraente possibilitando a participação de todos os alunos do Ensino Fundamental II. Entre os vários procedimentos metodológicos será destacada a pesquisa de campo com coleta de dados para construção do histórico da instituição (Escola Municipal de Barro Alto) partindo do pressuposto de que o resgate do processo de formação da escola é extremamente fundamental para compreendermos a importância do ensino “hoje”. Para tanto, segue abaixo as seguintes estratégias de ação:

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS


QUANDO?

OQUÊ?(Atividades didáticas)

COMO? (Procedimentos metodológicos)




Procedimentos metodológicos



1ª Semana


- Apresentação
Do Projeto
- Questionário sobre a história da Escola




§    Apresentar o Projeto para as turmas de forma integral pedindo sugestões de mudanças ou acrescemos.
§    Pedir que respondam um questionário (elaborado pelo professor) levantando os conhecimentos prévios sobre a história da escola. - (para casa)


2ª Semana


- Socialização das respostas.
- Cronograma de pesquisa




§    Pedir que os alunos socializem as respostas.
§    Apresentar cronograma de pesquisa (anexo) relacionado à escola desde a sua formação até os dias atuais.

3ª Semana

4ª Semana

Pesquisa de antigos documentos

§    Realizar com os alunos uma pesquisa no “arquivo morto” da Escola fazendo o levantamento de todos os profissionais que trabalharam na escola desde a sua fundação.








5ª Semana

6ª Semana



Pesquisa de campo

§    Criar com as turmas questionamentos relevantes para realização de entrevistas a profissionais antigos e atuais.
§    Organizar grupos de entrevistadores.
§    Criar legenda para divisão dos entrevistados.
§    Estabelecer prazo de entrega das entrevistas.(Fotografar ou filmar o momento).
§    Criar com o entrevistado o seu memorial. (Fotografar ou filmar o momento).
§    Criar biografias dos funcionários de apoio a partir aplicação de questionário.
§    Confeccionar uma caixa de correio - -“Correio Legal”- onde os alunos podem depositar cartas, mensagens, bilhetes... que serão entregues aos destinatários (Preofessores, diretores,etc.) no dia da culminância.



7ª semana


- Palestra com a 1ª Diretora da Instituição.
- Histórico da Escola.





§    Organizar uma palestra com a ex-diretora da instituição, Srª Valdeci Seixas Dourado.
            - Dividir equipes para: organização do espaço, convite, presente...
§    Construir o histórico da Escola (em dupla) através de coleta de dados da palestra.



8ª Semana


- Confecção do esboço da bandeira.
- 1ª seleção de bandeiras – realizado pela turma.







§    Orientar os alunos sobre os critérios adotados para construção de uma bandeira. Ex: bandeira do Brasil, dos Estados (usar Data show).
§    Criar o esboço da “Bandeira da Escola” (em dupla) o qual será julgado inicialmente pela própria turma.



9ª Semana



- 2ª seleção – Julgamento final da melhor bandeira.


§    Mesa julgadora: Escolher através de votação a melhor bandeira segundo critérios estabelecidos pela professora e pela coordenadora pedagógica.
            Obs: Em caso de empate serão                                                                                                                apresentados novos critérios.
       






10ª Semana



- Exposição das demais bandeiras
(2ª seleção)




§    Realizar exposição no pátio da Escola as melhores bandeiras escolhidas por meio da mesa julgadora.
          Obs: As demais desclassificadas                                                        receberão os cumprimentos e serão expostas no mural da escola.


11ª Semana

- 8ª A,B,C – Organização de um Blog da Escola.
- (Filmagem)
Entrevista com a atual diretora da Instituição.



§    (Grupo 1) Criar um blog da Escola anexando o processo do projeto com o resultado da  pesquisa, fotos, entrevistas, depoimentos, etc.
§    (Grupo 2) Realizar uma entrevista (usar fillmadora) com a atual diretora enfatizando o desafio de gerir a maior escola do município.








12ª Semana

- Seminário com apresentação de dossiê.



§    (8ª A) Apresentação de um seminário  em que será apresentado o dossiê do “Histórico da Escola” por meio do Blog com registros, relatórios e fotos anexadas à  pesquisa além de outras registradas no processo.
Obs: Poderão ser convidados: todas as pessoas contempladas no projeto direta e indiretamente além de representantes do município.

RECURSOS:
HUMANOS: alunos, ex-professores, atuais professores, coordenadores, diretores e ex-diretores, pais, entre outros.
DIDÁTICOS: câmara fotográfica, data show, câmara de filmagem, cartolina, lápis de cor, fotografias, hidrocor e outros necessários.
Obs: Espaço físico – sala de aula, pátio, espaços de pesquisas de campo.

AVALIAÇÃO E CULMINÂNCIA DO PROJETO
Ocorrerá de forma processual desde o primeiro momento com o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a história da Escola. Serão também avaliados por meio de relatos orais e escritos no decorrer das ações.
Ao final do Projeto será feita uma análise dos resultados através da socialização das ações desenvolvidas com um seminário temático.
CRITÉRIOS:
Avaliação inicial – Através de uma ficha de acompanhamento das ações em que será avaliado: interesse, participação e assiduidade.
Avaliação processual – Através de relatos orais e escritos com pesquisas de campo, entrevista e relatórios.
Avaliação final – CULMINÂNCIA - Realizada por alunos de 8ª série com a organização de um seminário apresentando um dossiê da Escola e de um blog informando toda a riqueza do trabalho desde o início até o final. Para esse momento serão convidados funcionários que passaram pela instituição, além dos pais que ajudaram a construir o sonho de possibilitar aos seus filhos mais um nível de escolaridade, já que o município até então não disponibilizava.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Escola Municipal de Barro Alto | by Dark.tmx ©2011
Facebook Twitter Orkut My Space Digg yahoo Mais...