ESCOLA MUNICIPAL DE BARRO ALTO Praça dos Estudantes, 209 –
Centro - Barro Alto – Bahia CEP: 44895-000
Resolução C.E.E. 007/94 Parecer C.E.E. 007/94 D.O. de 11/05/94
INEP: 29349656 Entid ade Mantenedora: Prefeitura Municipal de Barro Alto CNPJ: 13234349/0001-30
DIREÇÃO: Emanuella Farias de Andrade Nunes
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Euclésia Bispo de Oliveira Cruz
DISCIPLINA: Língua Portuguesa e Educação Artística
PROFESSORES: Wilson Pires, Normalice Rodrigues, Leila Patrícia Seixas, Laudeci Moreira e Vera Lúcia de Oliveira.
PÚBLICO ALVO: Alunos de 5ª a 8ª série e EJA IV e V
PERÍODO: De setembro a novembro de 2010.
PROPOSTA PEDAGÓGICA: “Baú Histórico: CNEC/EMBA”
JUSTIFICATIVA:
A aplicação deste projeto justifica-se pela necessidade de compreender o histórico da atual escola buscando de forma dinâmica identificar o processo de formação da mesma através de levantamento de dados desde a sua fundação até o corrente ano. Para tanto, os pressupostos metodológicos serão desenvolvidos de forma articulada entre professores e alunos com apoio constante da coordenação pedagógica resgatando a contribuição de todos os atores responsáveis pelo seu funcionamento ate o presente.
O objetivo é enfatizar o esforço daqueles que ajudaram a construir o sonho de ter a disposição uma instituição de ensino colegial (Seguindo Segmento do Ensino Fundamental) e o curso de magistério. Os alunos terão também como missão, identificar e compreender o processo de municipalização desde os tramites legais até os responsáveis pelo beneficio, além de promover uma reflexão sobre a importância da bandeira da escola, sendo que esses alunos serão os protagonistas da confecção da mesma, haja vista que até o momento não dispõe deste bem.
OBJETIVO GERAL:
Ao final desse trabalho os alunos, deverão compreender o contexto histórico da Escola identificando as mudanças ocorridas desde a sua formação até os dias atuais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
§ Reconhecer a educação como contribuidora na construção dos valores morais e éticos.
§ Reconhecer os colaboradores da construção da Escola (pais, alunos, funcionários e demais pessoas da comunidade) como sujeitos fundamentais na Educação do município.
§ Identificar através de pesquisa os profissionais da gestão e docência desde a sua formação até o ano corrente.
§ Compreender a estrutura e o sistema de ensino da antiga CENEC por meio de entrevista com a primeira diretora da instituição.
§ Reconhecer a confecção da bandeira da escola como ato de cidadania.
§ Perceber a importância do trabalho coletivo.
§ Compreender a importância do papel de cada um para o bom funcionamento da instituição.
§ Compreender de forma mais ampla e detalhada o processo de formação da instituição através de seminário e exposição do Blog da escola.
CONTEÚDOS:
- Os conteúdos detalhados no cronograma de atividades logo abaixo terão ênfase na produção textual (entrevistas, construção de biografias e memoriais, histórico da Escola leitura, relatórios e interpretação de documentos como atas, livros de ponto, diários dos professores, freqüências de aulas, livros de prestação de contas, entre outros. Em Arte, será analisada origem, criação e significados de bandeiras valorizando as artes plásticas de criação da BANDEIRA DA NOSSA ESCOLA.
METODOLOGIA:
A proposta de trabalho " Baú Histórico: CNEC/EMBA” será desenvolvida de forma dinâmica e atraente possibilitando a participação de todos os alunos do Ensino Fundamental II. Entre os vários procedimentos metodológicos será destacada a pesquisa de campo com coleta de dados para construção do histórico da instituição (Escola Municipal de Barro Alto) partindo do pressuposto de que o resgate do processo de formação da escola é extremamente fundamental para compreendermos a importância do ensino “hoje”. Para tanto, segue abaixo as seguintes estratégias de ação:
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
QUANDO? | OQUÊ?(Atividades didáticas) | COMO? (Procedimentos metodológicos) | ||
Procedimentos metodológicos | ||||
1ª Semana | - Apresentação Do Projeto - Questionário sobre a história da Escola | § Apresentar o Projeto para as turmas de forma integral pedindo sugestões de mudanças ou acrescemos. § Pedir que respondam um questionário (elaborado pelo professor) levantando os conhecimentos prévios sobre a história da escola. - (para casa) | ||
2ª Semana | - Socialização das respostas. - Cronograma de pesquisa | § Pedir que os alunos socializem as respostas. § Apresentar cronograma de pesquisa (anexo) relacionado à escola desde a sua formação até os dias atuais. | ||
3ª Semana 4ª Semana | Pesquisa de antigos documentos | § Realizar com os alunos uma pesquisa no “arquivo morto” da Escola fazendo o levantamento de todos os profissionais que trabalharam na escola desde a sua fundação. | ||
5ª Semana 6ª Semana | Pesquisa de campo | § Criar com as turmas questionamentos relevantes para realização de entrevistas a profissionais antigos e atuais. § Organizar grupos de entrevistadores. § Criar legenda para divisão dos entrevistados. § Estabelecer prazo de entrega das entrevistas.(Fotografar ou filmar o momento). § Criar com o entrevistado o seu memorial. (Fotografar ou filmar o momento). § Criar biografias dos funcionários de apoio a partir aplicação de questionário. § Confeccionar uma caixa de correio - -“Correio Legal”- onde os alunos podem depositar cartas, mensagens, bilhetes... que serão entregues aos destinatários (Preofessores, diretores,etc.) no dia da culminância. | ||
7ª semana | - Palestra com a 1ª Diretora da Instituição. - Histórico da Escola. | § Organizar uma palestra com a ex-diretora da instituição, Srª Valdeci Seixas Dourado. - Dividir equipes para: organização do espaço, convite, presente... § Construir o histórico da Escola (em dupla) através de coleta de dados da palestra. | ||
8ª Semana | - Confecção do esboço da bandeira. - 1ª seleção de bandeiras – realizado pela turma. | § Orientar os alunos sobre os critérios adotados para construção de uma bandeira. Ex: bandeira do Brasil, dos Estados (usar Data show). § Criar o esboço da “Bandeira da Escola” (em dupla) o qual será julgado inicialmente pela própria turma. | ||
9ª Semana | - 2ª seleção – Julgamento final da melhor bandeira. | § Mesa julgadora: Escolher através de votação a melhor bandeira segundo critérios estabelecidos pela professora e pela coordenadora pedagógica. Obs: Em caso de empate serão apresentados novos critérios. | ||
10ª Semana | - Exposição das demais bandeiras (2ª seleção) | § Realizar exposição no pátio da Escola as melhores bandeiras escolhidas por meio da mesa julgadora. Obs: As demais desclassificadas receberão os cumprimentos e serão expostas no mural da escola. | ||
11ª Semana | - 8ª A,B,C – Organização de um Blog da Escola. - (Filmagem) Entrevista com a atual diretora da Instituição. | § (Grupo 1) Criar um blog da Escola anexando o processo do projeto com o resultado da pesquisa, fotos, entrevistas, depoimentos, etc. § (Grupo 2) Realizar uma entrevista (usar fillmadora) com a atual diretora enfatizando o desafio de gerir a maior escola do município. | ||
12ª Semana | - Seminário com apresentação de dossiê. | § (8ª A) Apresentação de um seminário em que será apresentado o dossiê do “Histórico da Escola” por meio do Blog com registros, relatórios e fotos anexadas à pesquisa além de outras registradas no processo. Obs: Poderão ser convidados: todas as pessoas contempladas no projeto direta e indiretamente além de representantes do município. |
RECURSOS:
HUMANOS: alunos, ex-professores, atuais professores, coordenadores, diretores e ex-diretores, pais, entre outros.
DIDÁTICOS: câmara fotográfica, data show, câmara de filmagem, cartolina, lápis de cor, fotografias, hidrocor e outros necessários.
Obs: Espaço físico – sala de aula, pátio, espaços de pesquisas de campo.
AVALIAÇÃO E CULMINÂNCIA DO PROJETO
Ocorrerá de forma processual desde o primeiro momento com o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a história da Escola. Serão também avaliados por meio de relatos orais e escritos no decorrer das ações.
Ao final do Projeto será feita uma análise dos resultados através da socialização das ações desenvolvidas com um seminário temático.
CRITÉRIOS:
Avaliação inicial – Através de uma ficha de acompanhamento das ações em que será avaliado: interesse, participação e assiduidade.
Avaliação processual – Através de relatos orais e escritos com pesquisas de campo, entrevista e relatórios.
Avaliação final – CULMINÂNCIA - Realizada por alunos de 8ª série com a organização de um seminário apresentando um dossiê da Escola e de um blog informando toda a riqueza do trabalho desde o início até o final. Para esse momento serão convidados funcionários que passaram pela instituição, além dos pais que ajudaram a construir o sonho de possibilitar aos seus filhos mais um nível de escolaridade, já que o município até então não disponibilizava.
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