Implantação do Conselho Escolar

Como uma ação prevista no Projeto Político Pedagógico a escola está em fase de implantação do Conselho Escolar. Na última semana de 16 a 20 do mês de  maio a Escola Municipal de Barro Alto reuni-se com a comunidade Escolar para escolher e montar as chapa que irão compor o CE da nossa escola, como consta:
Chapa Verde:

  • Marizane e Alex (representantes dos professores)
  • Adriana e Wilker ( representantes do pessoal de apoio)
  • Mª de Fátima/ Leondenilson Apolinário/ Silvana Medeiros/Nalmir Pereira/ Cristina Ferreira/Adriano Nunes/Marcélia Oliveira (representantes de pais)
  • Beatriz -7ªA/Aline -5ªC/ Gulherme - 6ªB/Ailla - 6ª (representantes de alunos)

Chapa Amarela:
  • Elder e Wilson ( representantes dos professores)
  • Abimael e Daniela ( representantes do pessoal de apoio)
  • Marlúcia Lucinda/ Sulamita Damasceno/ Mª de Fátima Martins/ Adriana Sampaio/Ivanete Brito/Edilane Vieira/ Noelma Mariano ( representantes dos pais)
  • Carine -7ªA/ Graziela - 5ªC/ Saulo - 7ªB/ Monique - 6ªB ( representantes dos alunos)

ESCOLHA SUA CHAPA



A eleição esta prevista para o mês de julho


PLANO DE AÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL DE BARRO ALTO




Justificativa:



“O Conselho Escolar, como coletivo participante na construção da democracia e da qualidade da educação como inclusão social, deve ele mesmo, ser um espaço de experiência democrática, de colaboração, co-responsabilidade e solidariedade. É preciso tempo para nele atuar, mas como já afirmamos, não há remuneração imediata para amar, para a amizade, para a formação pessoal e para o exercício da cidadania.” (GESTÂO EM REDE, nov. 2008. p-19)



Fazer uma gestão democrática significa proporcionar o exercício da cidadania, da autonomia, da democracia, através da participação dos representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar nas decisões sobre a organização pedagógica, financeira e administrativa da escola.
Assim, para que ações democráticas no âmbito escolar aconteçam se faz necessária a implantação e efetivação do Conselho Escolar. 
O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho. Os Conselhos Escolares (CE) têm um papel fundamental no processo de democratização e de garantia de uma educação de qualidade.
A criação do Conselho pode contribuir de várias formas para democratizar as relações no ambiente escolar, pois ele é o instrumento descentralização do poder e, desse modo, a ação conjunta e coletiva vem concretizar a gestão democrática nas escolas públicas.
Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino, além de acompanhar o desenvolvimento da prática educativa, e o processo de ensino-aprendizagem, assumindo uma posição política e pedagógica no sistema de ensino.
Os CE têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas. No primeiro caso, o CE funciona apenas para os gestores consultarem a comunidade escolar, mantendo o poder de decisão concentrado na figura da direção da escola; já no segundo, eles possuem atribuições deliberativas, ou seja, podem decidir, aprovar e elaborar propostas sobre a gestão escolar e a qualidade da educação.
Por meio dos Conselhos Escolares é possível obter um envolvimento relevante da comunidade escolar no cotidiano da escola e consequentemente no acompanhamento efetivo da vida escolar dos seus filhos, o que implica consideravelmente na qualidade de ensino.
Os Conselhos Escolares (CE) têm um papel fundamental nesse processo de democratização e de garantia de uma educação de qualidade, eles são um espaço de diálogo, reflexão e ação que reúne professores, gestores, funcionários, familiares e alunos, eleitos democraticamente.
Pensando na gestão democrática e na qualidade da educação torna-se fundamental e urgente a implantação do CE nesta instituição de ensino, para que haja uma participação coletiva da comunidade escolar nas decisões em prol da melhoria do ensino.


Objetivo Geral:

Efetivar a implantação do Conselho Escolar por meio de um processo participativo e formativo.


Objetivos Específicos:

  1. Implantar o Conselho Escolar na Escola Municipal de Barro Alto;
  2. Sensibilizar a comunidade escolar para que todos saibam o que é o CE;
  3. Fortalecer a integração escola- comunidade;
  4. Realizar reuniões com a comunidade escolar;
  5. Criar uma comissão para coordenar o processo de implantação do CE;
  6. Divulgar e mobilizar a comunidade para o processo eletivo;



Ações e estratégias para estruturação e implantação do CE:



Ações

Envolvidos

Período
Realizar duas reuniões para sensibilização e discussão sobre o CE, apresentando a concepção, composição, competências, atribuições, funcionamento e processo de eleição.
- Pais;
- Alunos;
- Professores;
- Demais funcionários.



Fevereiro/11
Confecção de cartazes para divulgação do que é o CE.
- Professores;
- Alunos.

Março/11
Escolha de membros para compor a coordenação do processo de implantação do CE.
- Comunidade Escolar.
Maio/11
Escolha de membro para compor a comissão eleitoral.
- Comunidade escolar
Maio/11
Assembléia geral para escolha dos candidatos por segmento, registro e homologação das candidaturas.
- Pais;
- Alunos;
- Professores;
- Equipe diretiva;
- Demais funcionários.




Maio/11
Organização para a campanha eleitoral.
- Comissão eleitoral;
- Coordenação organizadora;
- Comunidade escolar.


Junho/11
Organização do espaço escolar para o processo de eleição.
- Equipe diretiva;
- Coordenação org.
- Pessoal de apoio.


Julho/11
Realização do processo eleitoral (eleição dos membros através do voto para escolha dos membros do CE).
- Comunidade escolar;
- Comissão eleitoral;
- Coordenação org.


Julho/11
Publicação dos resultados
-Comissão eleitoral;
- Comunidade escolar.

Julho/11
Posse dos membros do Conselho Escolar
- Comunidade Escolar.
Julho/11
Formação dos conselheiros.
- Conselho Escolar;
- Equipe de formação.

Agosto/11
Avaliação do processo de implantação do CE.
- Equipe diretiva;
- Coordenação org.
- Comunidade escolar.


Agosto/11

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