Chapa Verde:
- Marizane e Alex (representantes dos professores)
- Adriana e Wilker ( representantes do pessoal de apoio)
- Mª de Fátima/ Leondenilson Apolinário/ Silvana Medeiros/Nalmir Pereira/ Cristina Ferreira/Adriano Nunes/Marcélia Oliveira (representantes de pais)
- Beatriz -7ªA/Aline -5ªC/ Gulherme - 6ªB/Ailla - 6ª (representantes de alunos)
Chapa Amarela:
- Elder e Wilson ( representantes dos professores)
- Abimael e Daniela ( representantes do pessoal de apoio)
- Marlúcia Lucinda/ Sulamita Damasceno/ Mª de Fátima Martins/ Adriana Sampaio/Ivanete Brito/Edilane Vieira/ Noelma Mariano ( representantes dos pais)
- Carine -7ªA/ Graziela - 5ªC/ Saulo - 7ªB/ Monique - 6ªB ( representantes dos alunos)
ESCOLHA SUA CHAPA
A eleição esta prevista para o mês de julho
PLANO DE AÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL DE BARRO ALTO
Justificativa:
“O Conselho Escolar, como coletivo participante na construção da democracia e da qualidade da educação como inclusão social, deve ele mesmo, ser um espaço de experiência democrática, de colaboração, co-responsabilidade e solidariedade. É preciso tempo para nele atuar, mas como já afirmamos, não há remuneração imediata para amar, para a amizade, para a formação pessoal e para o exercício da cidadania.” (GESTÂO EM REDE, nov. 2008. p-19)
Fazer uma gestão democrática significa proporcionar o exercício da cidadania, da autonomia, da democracia, através da participação dos representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar nas decisões sobre a organização pedagógica, financeira e administrativa da escola.
Assim, para que ações democráticas no âmbito escolar aconteçam se faz necessária a implantação e efetivação do Conselho Escolar.
O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho. Os Conselhos Escolares (CE) têm um papel fundamental no processo de democratização e de garantia de uma educação de qualidade.
A criação do Conselho pode contribuir de várias formas para democratizar as relações no ambiente escolar, pois ele é o instrumento descentralização do poder e, desse modo, a ação conjunta e coletiva vem concretizar a gestão democrática nas escolas públicas.
Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino, além de acompanhar o desenvolvimento da prática educativa, e o processo de ensino-aprendizagem, assumindo uma posição política e pedagógica no sistema de ensino.
Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino, além de acompanhar o desenvolvimento da prática educativa, e o processo de ensino-aprendizagem, assumindo uma posição política e pedagógica no sistema de ensino.
Os CE têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas. No primeiro caso, o CE funciona apenas para os gestores consultarem a comunidade escolar, mantendo o poder de decisão concentrado na figura da direção da escola; já no segundo, eles possuem atribuições deliberativas, ou seja, podem decidir, aprovar e elaborar propostas sobre a gestão escolar e a qualidade da educação.
Por meio dos Conselhos Escolares é possível obter um envolvimento relevante da comunidade escolar no cotidiano da escola e consequentemente no acompanhamento efetivo da vida escolar dos seus filhos, o que implica consideravelmente na qualidade de ensino.
Os Conselhos Escolares (CE) têm um papel fundamental nesse processo de democratização e de garantia de uma educação de qualidade, eles são um espaço de diálogo, reflexão e ação que reúne professores, gestores, funcionários, familiares e alunos, eleitos democraticamente.
Pensando na gestão democrática e na qualidade da educação torna-se fundamental e urgente a implantação do CE nesta instituição de ensino, para que haja uma participação coletiva da comunidade escolar nas decisões em prol da melhoria do ensino.
Objetivo Geral:
Efetivar a implantação do Conselho Escolar por meio de um processo participativo e formativo.
Objetivos Específicos:
- Implantar o Conselho Escolar na Escola Municipal de Barro Alto;
- Sensibilizar a comunidade escolar para que todos saibam o que é o CE;
- Fortalecer a integração escola- comunidade;
- Realizar reuniões com a comunidade escolar;
- Criar uma comissão para coordenar o processo de implantação do CE;
- Divulgar e mobilizar a comunidade para o processo eletivo;
Ações e estratégias para estruturação e implantação do CE:
Ações | Envolvidos | Período |
Realizar duas reuniões para sensibilização e discussão sobre o CE, apresentando a concepção, composição, competências, atribuições, funcionamento e processo de eleição. | - Pais; - Alunos; - Professores; - Demais funcionários. | Fevereiro/11 |
Confecção de cartazes para divulgação do que é o CE. | - Professores; - Alunos. | Março/11 |
Escolha de membros para compor a coordenação do processo de implantação do CE. | - Comunidade Escolar. | Maio/11 |
Escolha de membro para compor a comissão eleitoral. | - Comunidade escolar | Maio/11 |
Assembléia geral para escolha dos candidatos por segmento, registro e homologação das candidaturas. | - Pais; - Alunos; - Professores; - Equipe diretiva; - Demais funcionários. | Maio/11 |
Organização para a campanha eleitoral. | - Comissão eleitoral; - Coordenação organizadora; - Comunidade escolar. | Junho/11 |
Organização do espaço escolar para o processo de eleição. | - Equipe diretiva; - Coordenação org. - Pessoal de apoio. | Julho/11 |
Realização do processo eleitoral (eleição dos membros através do voto para escolha dos membros do CE). | - Comunidade escolar; - Comissão eleitoral; - Coordenação org. | Julho/11 |
Publicação dos resultados | -Comissão eleitoral; - Comunidade escolar. | Julho/11 |
Posse dos membros do Conselho Escolar | - Comunidade Escolar. | Julho/11 |
Formação dos conselheiros. | - Conselho Escolar; - Equipe de formação. | Agosto/11 |
Avaliação do processo de implantação do CE. | - Equipe diretiva; - Coordenação org. - Comunidade escolar. | Agosto/11 |
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